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A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NA FORMAÇÃO DO HOMEM.pdf

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Trabalho Submetido para Avaliação - 15/07/2012 17:55:27 A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NA FORMAÇÃO DO HOMEM E CONSTRUÇÃO DO ESTADO JUSTO¹ LEANDRO DA SILVA ROUBUSTE (leandrodequevedos@gmail.com) / Filosofia/Centro Universitário Franciscano, Santa Maria - RS ORIENTADOR: MARCOS ALEXANDRE ALVES (maralexalves@gmail.com) / Filosofia/Centro Universitário Franciscano, Santa Maria - RS Palavras-Chave: PALAVRAS-CHAVE: PLATÃO. ED
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  Trabalho Submetido para Avaliação - 15/07/2012 17:55:27 A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NA FORMAÇÃO DO HOMEM ECONSTRUÇÃO DO ESTADO JUSTO¹   LEANDRO DA SILVA ROUBUSTE (leandrodequevedos@gmail.com) / Filosofia/Centro UniversitárioFranciscano, Santa Maria - RSORIENTADOR: MARCOS ALEXANDRE ALVES (maralexalves@gmail.com) / Filosofia/Centro UniversitárioFranciscano, Santa Maria - RS   Palavras-Chave: PALAVRAS-CHAVE: PLATÃO. EDUCAÇÃO. JUSTIÇA. ESTADO. ENSINO. FILOSOFIA.   Platão viveu em um tempo muito complicado, nosso filósofo se interessava muito pela política, e foi educadopara tal, mas devido a sua decepção com este meandro e o funesto episódio da morte de seu mestre,Sócrates, destinou-se à filosofia, sendo a única saída para toda a miséria do homem e da cidade, “Platãopartiu para a filosofia baseando-se na miséria do homem, manifestada, sobretudo, na pólis: de umaconstituição má, ele levantou a pergunta pela verdadeira constituição;” (OLIVEIRA, 1993, p.34). Depois demuitas viagens longas de estudos Platão encadeou um sistema de ideias sócio-políticas que seria umaorganização para a pólis. A educação para Platão era uma ponte para que o homem pudesse viver demaneira mais feliz e responsável, e que suas decisões beneficiassem a todos e que o bem fosse comum nasociedade, “A educação tem o caráter de ensinar os homens a conviver em harmonia e solidariedade entre sie com os demais seres” (TEIXEIRA, 1999, p.111). Em 387 a.C., Platão fundou a Academia, onde ele visavauma educação elevada do homem, educação focada para constituir uma solução para a desordem dasociedade ateniense com a proposta de uma Sociedade Ideal. O presente trabalho tem por propósitoevidenciar a importância que nosso filósofo Platão dava ao ensino de filosofia como formação do homem econstrução do Estado justo. Evidenciar a importância que o ensino de filosofia traz segundo Platão para ohomem ter uma vida mais justa e honesta, bem como contemplar e exercer o bem e evitar o mal. Explicitar, apartir do pensamento pedagógico de Platão, que a pólis Ideal está alicerçada nas categorias da educação eda justiça e, sobretudo, investigar a importância do ensino de filosofia no desenvolvimento daresponsabilidade do filósofo perante a sociedade. A metodologia usada foi e revisão bibliográfica dos textosde comentadores bem como obras clássicas de Platão. Portanto, a educação platônica visava testar asaptidões dos alunos para que apenas os mais tendenciosos ao conhecimento recebessem a formaçãointegral para ser governantes. Como filósofo-educador deixou grandes contribuições ao nosso sistema deensino, pelo fato de que Platão foi o nosso primeiro pedagogo, ou seja, foi quem tratou pela primeira vez deum modelo educacional a ser seguido, tratava da educação de uma forma que deveria ser desenvolvida portodos de modo comum, de maneira que a educação é o que dá ao ser humano a capacidade de diferenciar obem do mal, podendo desse modo viver uma vida mais responsável e justa construindo assim um Estadotambém mais justo e harmonioso. Não é possível, segundo ele, transmitir conhecimentos aos alunos, mas  levá-los a procurar respostas, por si mesmos, desvendar as suas inquietações. Para o filósofo da Academia,o mais importante, era a busca pela verdade. É preciso que tanto o professor como o aluno, o mestre como odiscípulo, pensem sobre o próprio pensar. REFERÊNCIAS: OLIVEIRA, Manfredo Araújo de; Ética e Sociabilidade; São Paulo; Loyola; 1993. REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario ; História da Filosofia: Antigüidade e Idade Média; São Paulo; Paulinas;1990. TEIXEIRA, Evilázio F. Borges; A educação do homem segundo Platão; São Paulo; Paulus; 1999. 

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Oct 29, 2017
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